top of page
Buscar
Foto do escritorSamuel Pinheiro

TUDO ISTO É PÓ E EM PÓ SE TORNARÁ

Atualizado: 23 de mai. de 2020


Tenho a consciência de que tudo é correr atrás do vento e tudo é vaidade como referiu Salomão no Eclesiastes. Apenas a palavra de Deus como referiu Jesus permanece para sempre e inalterada, e não me refiro sequer ao livro: “O céu e a Terra desaparecerão, mas as minhas palavras permanecem para sempre.” (Mateus 24:35 – O Livro).

Todo o conhecimento humano um dia será pó. “Quando eu era criança falava, pensava e raciocinava como uma criança. Da mesma maneira, nós agora compreendemos imperfeitamente as coisas como se estivéssemos a ver um reflexo num espelho de má qualidade. Mas um dia virá em que veremos de uma forma completa, face a face. Tudo quanto sei agora é parcial, mas depois verei tudo com clareza, como Deus conhece o interior do meu coração. Há três coisas que hão de perdurar: a fé, a esperança e o amor. E destas, a principal é o amor.” (1 Coríntios 13:11-13 – O Livro).

Vem tudo isto a propósito também da primeira parte de um artigo de Miguel Sousa Tavares no Expresso: “A INÚTIL GRANDEZA DAS NAÇÕES.” (2020maio09), para o qual um post de um amigo chamou-me a atenção. Não são só as nações. Na realidade tantas vezes nos empertigamos e nos julgamos alguém, quando não fomos criados para nenhum outro pedestal que não o da glória de Deus. E que maior palanque, poderíamos nós desejar. Ficamos presos pelos números de seguidores no facebook ou por outras estatísticas quando tudo é passageiro. Vivemos num tempo em que cada vez mais tudo é como o vento. Tudo passa com uma ligeireza em que o story de ontem já foi. Queremos prevalecer e ganhar um nome para nós, mas só nos satisfará plenamente o de filhos de Deus e o de servos e Seus amigos. Até o nosso invólucro a quem damos tanta atenção um dia será pó ou cinza a não ser que estejamos vivos na parousia de Jesus, e ainda assim aspiramos por um corpo glorificado. Não subvalorizo as ideias e o esforço de homens e mulheres no incansável labor do pensamento e da escrita. Também isto Deus colocou em nós. A procura frenética da chave das nossas vidas. Eu gosto de livros e das ideias, do pensamento, da criatividade e da arte. Mas em tudo isto quantas palavras inúteis, quantas palavras lançadas ao vento. Eu sei que tudo isto é pó e ao pó será reduzido. Apenas as pessoas de carne e osso, à imagem e semelhança de Deus permanecem para a vida eterna em Jesus ou para a morte eterna, sem Ele. Todas as palavras investidas em pessoas têm o seu valor para a eternidade desde que cunhadas na verdade eterna que permanece eternamente.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page