top of page
  • Foto do escritorSamuel Pinheiro

"AÇÃO COLETIVA ou SUICÍDIO COLETIVO"

Não temos escolha. Ação coletiva ou suícidio coletivo. Está nas nossas mãos”, disse o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres reuniu-se ontem com ministros de 40 países para discutir a crise do clima e deixou claro: “Metade da humanidade está em zonas de perigo de inundações, secas, tempestades extremas e incêndios. Nenhuma nação está imune. No entanto, continuamos a alimentar a nossa adição de combustíveis fósseis. Não temos escolha. Ação coletiva ou suicídio coletivo. Está nas nossas mãos”. O calor extremo bateu recordes em todo o mundo nos últimos meses com ondas de calor a atingir a Índia e o Sul da Ásia. As secas destruíram partes de África tornando-as ainda menos habitáveis e ondas de calor simultâneas e sem precedentes em ambos os polos Norte e Sul surpreenderam os cientistas em março. Fogos descontrolados semelhantes aos da Europa fizeram caminho na América do Norte. Na América do Sul, o sítio arqueológico de Macchu Picchu esteve ameaçado pelas chamas. Os fogos que têm consumido território, energia e vidas na Europa quase sempre são referidos em conjunto: França, Espanha e Portugal. Porém, a fúria das chamas mais a norte ainda constitui supresa, apesar de não ser inédita. A AP resume que a Europa arde à medida que passa a onda de calor. O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, não esteve com meias medidas e ligou os fogos descontrolados às alterações climáticas. No Reino Unido espera-se que os 40ºC previstos para hoje batam os recordes de temperatura de ontem: 38ºC. Em muitos pontos da Europa as temperaturas ultrapassaram os 45ºC, que intensificaram a fúria dos incêndios na zona do Mediterrâneo, derreteram o alcatrão das estradas e deformaram linhas de comboio que tiveram de ser interrompidas. Por cá já arderam mais 50 mil hectares do que em todo o ano de 2021. Leia aqui.

JORNAL EXPRESSO curto – Cristina Peres – 2022julho19



E nós como seguidores de JESUS o que pensamos disto? Já houve situações parecidas no passado remoto? Será? Estamos perante a possibilidade de um suicídio coletivo! É o secretário-geral das Nações Unidas que “põe a boca no trombone”! Assobiamos para o lado? Empurramos a questão com a barriga. A próxima geração que se aguente à bronca? Temos que nos constituir como força de pressão. Não somos donos da criação, mas mordomos.

Esta é uma das facetas do problema. Duvido que o mundo queira mudar o seu estilo de vida. Vamos continuar a esturricar-nos e achar que é cíclico. Não podem é mexer no nosso estilo de vida ocidental, civilizado, científico, tecnológico, humanista, materialista, consumista.

A outra face é a de que esperamos que o Criador invada o palco no fim do “espetáculo”, do drama, catástrofe, antes do suicídio coletivo, e nos chame a prestar contas. Tudo isto no entender da Bíblia e de JESUS tem uma origem espiritual. O pecado de querer ser deus no lugar de Deus, o erro fatal de comer da árvore da ciência do bem e do mal, e viver segundo a consciência ou segundo o que cada um considera certo, ou acabando com a separação do certo e do errado, das trevas e da luz, da verdade e da mentira, a verdade de cada um, a seleção natural e o poder do mais forte, a multiplicação da violência ao ponto de líderes russos ameaçaram com “o dia do juízo final”, de ameaçaram com o uso de bombas atómicas. Foi este o mundo alternativo que a humanidade criou. A alternativa do inferno, egocentrismo, egoísmo, agressão aos embriões e fetos, bombardear zonas residenciais, matar à fome milhões de pessoas impedindo que 28 milhões de toneladas de cereais saiam dos portos da Ucrânia, condenando o mundo à fome na chantagem da aceitação da agressão, da invasão a um estado soberano. A leste a destruição dos mísseis sem conseguir chegar à fala, à mesa de conversações, a reconhecer que a “verdade” não pode ser o que é ditado pelas armas. Obviamente que se acham que é assim um dia destes o omnipotente vai entrar visivelmente em cena e que se calem os que usam essa lógica. É que o Deus omnipotente, revelou todo o poder do Seu amor quando foi condenado à morte numa cruz, para que cada um de nós não tenha como fim a morte eterna.

Os filósofos propõem o sem sentido, o absurdo, o voo cego do nada para o nada. Pretendem a inteligência para decretarem o non sense.

Os cientistas sociais abonam a Ideologia de Género. Cada um pode ser o que quer. De homem para mulher, de mulher para homem; homem ou mulher às segundas, quartas e sextas, de dia; e com um novo papel nos outros dias ou à noite. Perguntar o sexo biológico é ofensa, inventou-se o género neutro. Mas nós acreditamos e aceitamos isto? Cada um pode viver como quiser, mas não me pode impor a mim o seu padrão; sou tolerante, mas exijo a mesma tolerância para mim próprio. O pecado continua a arrasar a humanidade. O que mais nos espera? Laboratórios, hospitais, cirurgiões, psicólogos e psiquiatras fazem parte do loby.

A religião alinha com o poder das armas e pretende legitimar da parte da sua idolatria a força das armas, sacralizando a guerra.

Na geopolítica da Europa a leste, ferro e fogo, o ocidente a arder, milhares e milhares de hectares: Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra. Não há parte do mundo que escape. Na EUA um barril de pólvora com uma população armada até aos dentes. Na África fome, terrorismo, conflitos regionais. O Médio Oriente é uma panela de pressão pronta a explodir. Na Ásia as ditaduras. Na América latina? Na Coreia do Norte?

O poder significa dinheiro. O fosso social é abissal. Os oligarcas mexem os cordelinhos, e eles estão presentes em todas as nações. Um homem bem-sucedido com milhões em paraísos fiscais morre com uma corda ao pescoço. Um presidente morre com milhares de milhões fora do seu país e deixa 40% da população do seu país na miséria, no processo de uma guerra em que perpetuou ou agravou o que era a justificação de combate, um presidente tem de fugir porque a população já não aguenta a fome e a miséria.

O mundo está em convulsão! Clama-se por um Líder Mundial suportado por uma coligação religiosa ecuménica. Acreditamos que em breve vai surgir, e não vai resultar. O problema está no homem. Há muito que estamos num processo em que a História demonstrará cabalmente que só JESUS que morreu e ressuscitou tem as condições as prerrogativas para dar início a uma nova era, sem antes governar o mundo com braço de ferro no que se designa por Milénio, e ficará provado que nem uma amostra do céu convencerá a humanidade e porá um ponto final na rebelião espiritual. Nem todos querem o céu, nem todos querem o reino de Deus. Muitos infelizmente querem o “céu” da sua “real gana”, da sua vontade, da sua liberdade de fazerem o que entendem, dos seus direitos sem deveres. A esse lugar a Bíblia e JESUS chamou de inferno, e Deus fará a vontade aos homens que o queiram.


Seguidores de JESUS o evangelho é a imperiosa necessidade de um nascimento espiritual para uma vida do e no Espírito Santo.

Quem vai pôr ordem nisto tudo? O Dia do Senhor está perto! Não percebemos isso Igreja? Não discernimos isso seguidores de JESUS? O homem já provou que não consegue, vai de mal a pior!

O evangelho não pode ser imposto. Os ensinos éticos e morais de JESUS não podem ser transformados numa sharia. Deus quer filhos e não robôs, Deus quer ser Pai e não polícia do universo.

Seguidores de JESUS o evangelho é a imperiosa necessidade de um nascimento espiritual para uma vida do e no Espírito Santo. A única forma de sermos cooperadores do Espírito é através de quem somos em CRISTO JESUS – O UNGIDO que viveu toda a Sua vida na comunhão do Pai e do Espírito. “O Espírito do Senhor é sobre mim” referiu JESUS sobre si lendo o profeta Isaías, e dizendo que essa profecia se cumpria Nele. Seguir a JESUS como filhos de Deus, na unção do Espírito Santo.

Espero novos céus e nova terra, acredito num futuro diferente, acredito no céu, acredito na vida eterna, acredito que tudo tem o seu reinício em JESUS que morreu e ressuscitou e voltará.

Até lá vivamos como JESUS ensinou, três princípios essenciais:

- Ama o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’ O segundo é: ‘Ama o teu próximo como a ti mesmo.’ Não há mandamentos maiores do que estes.” (Marcos 12:30,31 – O Livro).

- “E uma vez que eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também devem lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo! Façam como eu vos fiz! É realmente como vos digo: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o mensageiro maior do que quem o enviou! Agora que sabem estas coisas, serão felizes se as praticarem.” (João 13:14-17 – O Livro).

- “Então Pedro foi ter com ele e perguntou-lhe: ‘Senhor, quantas vezes devo perdoar um irmão que pecar contra mim? Sete vezes, talvez?’ ‘Não apenas sete’, respondeu Jesus, ‘mas setenta vezes sete!’” (Mateus 18:21,22 – O Livro).

Leia os evangelhos, comece por João ou Marcos que é o mais sintético, ponha em prática e tire as suas conclusões. Seja um seguidor de JESUS.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page