top of page
Buscar
  • Foto do escritorsamuelpinheiro3

AINDA DARÃO FRUTOS

Quanto aos justos, esses crescerão

e se desenvolverão como palmeiras;

terão a envergadura dos cedros do Líbano.

Porque os que estão plantados na casa do Senhor

viverão nos átrios do nosso Deus.

Na velhice ainda darão frutos;

serão viçosos e saudáveis.

Poderão anunciar a justiça do Senhor.

Ele é a minha rocha! Nele não há injustiça! (Salmo 92:12-15 – O Livro)



OS VELHOS. Há pessoas que não gostam de ser tratados por velhos, e terão razão tendo em vista a desvalorização que a cultura contemporânea dos que atingem uma longa vida. Os de proveta idade são considerados pela Bíblia como pessoas que devem ser tratados com honra especial. Nunca censures com dureza um crente mais velho. Avisa-o como se fosse teu pai. Da mesma forma, aos jovens fala-lhes como a irmãos. As mulheres mais velhas trata-as como mães e as jovens como irmãs, com as mais puras intenções.” (1 Timóteo 5:1,2 – O Livro). No ministério, toda a Igreja deve ser tratada como família de Deus, em que a dignidade pessoal é considerada e não posta em causa. Paulo falava de si mesmo como “o velho” demonstrando como valorizava a sua idade no serviço a JESUS. Lembra-te que sou o velho Paulo, que agora está preso por ser um embaixador de Jesus Cristo.” (Filémon 1:9b – O Livro).

Há pessoas que não gostam de ser tratados por velhos, e terão razão tendo em vista a desvalorização que a cultura contemporânea dos que atingem uma longa vida.

REALISMO. O salmista oferece-nos um relógio e com muito realismo alerta-nos para o que devemos esperar à medida que os anos vão passando. Este realismo é sadio, sabemos com o que devemos contar. A idade também traz cansaço e aborrecimento e a sensação de voarmos. Quantas vezes ouvimos e nós mesmo o dissemos que o tempo parece que voa. E voa mesmo. Não vamos ficar aqui para sempre, mas temos a imortalidade diante de nós que em JESUS será céu que o amor genuíno origina.

“A duração da nossa vida é setenta anos;

se alguns, pela sua robustez, chegam aos oitenta,

o que a vida lhes dá é só cansaço e aborrecimento;

o tempo passa tão rápido que temos a sensação de voarmos.” (Salmo 90:10 – O Livro).

A idade também traz cansaço e aborrecimento e a sensação de voarmos.

CONTAR OS NOSSOS DIAS. Desta forma devemos viver a nossa vida, sempre preparados para a viagem derradeira e comparecermos diante do Criador sem qualquer medo ou receio, porque JESUS falou-nos das moradas que ia preparar para todos os que por Ele vão ao Pai. Quando vou de férias, viagem turística ou de trabalho, quando chego a casa normalmente, eu e a minha esposa, costumamos dizer um para o outro: “lar doce lar”. É mesmo assim. Cada um dos seguidores de JESUS está a caminho do lar e embora nunca tenhamos estado lá, temos saudades pelos sussurros que ouvimos e pressentimos de lá. Por isso cantamos: “breve muito breve nós iremos ver o Rei”, do reino dos céus, Aquele que é verdadeiramente o Senhor de todo o Universo e do que para lá dele existe.

“Ensina-nos a contar os nossos dias,

para que os nossos corações se encham de sabedoria.” (Salmo 90:12 – O Livro).

Cada um dos seguidores de JESUS está a caminho do lar e embora nunca tenhamos estado lá, temos saudades pelos sussurros que ouvimos e pressentimos de lá.

ATÉ LÁ vamos cuidar do nosso canteiro, da nossa seção que inclui família, igreja, amigos, vizinhos, colegas e até inclui os inimigos no dizer dos evangelhos. Podemos crer que temos muito que fazer, e que a nossa intervenção e influência fará e marcará a diferença. Uma pessoa pode mudar o seu “canto”, o seu bocado de chão, e perpetuar a sua herança no coração das pessoas incluindo a sua eternidade que é o aspeto espiritual mais relevante. O salmista diz-nos que na “velhice ainda darão frutos”. À medida que a idade avança a experiência de seguir JESUS em todos os momentos e integrando cada parcela do nosso ser e do nosso fazer, dá resultados que são essenciais para as novas gerações. Precisam-se pessoas que na sua carreira com JESUS ao longo dos anos são facilitadores da dinâmica intra geracional. Crescemos juntos como Igreja em JESUS.



Samuel R. Pinheiro




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page