top of page
Buscar
  • Foto do escritorsamuelpinheiro3

«GLÓRIA A DEUS NO MAIS ALTO DOS CÉUS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS A QUEM ELE QUER BEM!» (LUCAS 2:14)

Toda a beleza do natal concentrada no cântico angelical dirigida a um grupo de pastores que segundo o comentário da Bíblia Explicada Para Todos “não tinham grande reputação. Eram facilmente tidos como vagabundos ou salteadores. No entanto, Deus escolheu anunciar a boa nova a esses excluídos da sociedade.” O que mais poderíamos esperar?



A PAZ é o que mais rareia nestes últimos tempos, o que tem sido a nota dominante ao longo da história a partir do momento em que o homem deixou de ser portador da essência divina agindo em oposição ao seu Criador. O que veio de seguida foi ódio, vingança, violência, prepotência, injustiça, a lei do mais forte; como no caso de Caim e Abel, sem qualquer razão de ser, e com a intervenção direta de Deus, a que Caim fez orelhas moucas.

A PAZ é o que mais rareia nestes últimos tempos, o que tem sido a nota dominante ao longo da história a partir do momento em que o homem deixou de ser portador da essência divina agindo em oposição ao seu Criador.

APOCALIPSE. Já tenho 66 anos e nunca ouvi referir tantas vezes no meio secular geopolítico esta palavra, cuja conotação no domínio público é de devastação, destruição, hecatombe. No sentido bíblico ela significa revelação de JESUS vitorioso sobre todo o poder do mal. Por um pouco de tempo Deus vai deixar o homem fazer o que ele entende com limites bem expressos estabelecidos pela Sua misericórdia. O juízo divino terá lugar. Acredito que Ele virá entregando o homem a si mesmo conforme Romanos capítulo um. Deus exercerá o Seu juízo sobre o pecado, a insurreição do homem contra Ele. E então virá o fim com a vinda de JESUS com a Sua igreja para governar até ao juízo final, e a novos céus e nova terra em que habitará a justiça.


O CAOS. Se há palavra que descreve o que estamos a viver, para mim é esta. Segundo os cientistas a civilização já ultrapassou ou está quase a ultrapassar o ponto de não retorno da crise climática e dos ecossistemas. O Nord Stream 1 e 2 já libertaram para a atmosfera o equivalente a milhões de toneladas de metano que representam um retrocesso de 10 anos da luta pela devastação climática. Alguma vez se tinha ouvido tal na história da humanidade?

Acredito que Ele virá entregando o homem a si mesmo conforme Romanos capítulo um.

DEUS É SOBERANO. Putin um dos líderes de uma potência nuclear que ameaça com armas atómicas garantindo que não é bluff, como se estivesse a falar de um jogo inofensivo de crianças. Ele sabe que numa guerra nuclear ninguém ganha. O homem já acumulou armas químicas, biológicas e atómicas suficientes para arrasar com o planeta. Temos alguma dúvida que só dependemos da soberania do Deus que nos visitou há dois mil anos?


«GLÓRIA A DEUS NO MAIS ALTO DOS CÉUS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS A QUEM ELE QUER BEM!» (evangelho de Lucas 2:14 – BPT). Porque é que Deus ainda não impôs a paz. Deus tem poder para tal. Esse não é o caminho de Deus, caminho de acordo com a Sua essência e natureza. Deus não nos criou como autómatos. JESUS veio e estabeleceu um nascimento espiritual para uma nova vida. Passaram-se dois mil anos e nenhum sistema conseguiu realizar a pretensão da paz. As coisas vão de mal a pior. Já era tempo para a humanidade ganhar juízo e dar glória a Deus no mais alto dos céus e na Terra para que a paz seja implantada de dentro para fora, do coração para a prática quotidiana na vivência pessoal e nas relações internacionais. Existe uma vastíssima rede de comunidades de seguidores de JESUS, de pacificadores que amam os seus próprios inimigos, que são perseguidos até à morte em muitos países. Estas comunidades estão espalhadas por todas as geografias e todas as culturas. É possível viver em paz e espalhar a paz nas nossas relações interpessoais sejam elas profissionais, de vizinhança e familiares. O profeta Jeremias fala ao povo exilado na Babilónia: Trabalhem para a paz e a prosperidade da Babilónia. Orem por ela, porque se a Babilónia tiver paz, vocês também terão.” (Jeremias 29:7 – ARA). E o apóstolo Paulo ordena da parte de Deus: “Não paguem o mal com o mal. Preocupem-se em fazer o que é bom à vista de todos. Sempre que possível e na medida em que isso dependa de vocês, tenham boas relações com toda a gente. Queridos amigos, não procurem vingar-se a vós mesmos, pois diz o Senhor na Escritura: ‘Minha é a vingança. Pertence-me e hei de exercê-la.’ Pelo contrário, e como está escrito: ‘Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber. E assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.’ Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:17-21 – O Livro)

Existe uma vastíssima rede de comunidades de seguidores de JESUS, de pacificadores que amam os seus próprios inimigos, que são perseguidos até à morte em muitos países. Estas comunidades estão espalhadas por todas as geografias e todas as culturas.

JESUS VOLTARÁ e dará a cada um segundo a sua escolha. Então virá o fim do império das trevas e o Seu reino de amor e santidade será estabelecido para sempre. «Glória a Deus no mais alto dos céus»



Samuel R. Pinheiro




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page