top of page
Buscar
  • Foto do escritorsamuelpinheiro3

E SEDE AGRADECIDOS

COPO MEIO CHEIO OU MEIO VAZIO. Otimista ou pessimista? Na pessoa e vida de JESUS encontramos o realismo espiritual para uma vida abundante, sabendo que enquanto por aqui andarmos teremos aflições, mas segundo o que nos mostrou pela Sua vida e pelo Seu ensino podemos ter bom ânimo, porque Ele venceu e a Sua vitória é a nosso favor.

A QUALIDADE DA NOSSA VISÃO. Se os nossos olhos estão cheios de negativismo, se vemos tudo turvo, se não reparamos em tudo o que de bom nos rodeia como dádiva de Deus, se há relutância da nossa parte em reconhecer como seguidores de JESUS que pela graça somos o que somos e o nosso esforço é resultado também da Sua ação em nós e através de nós; então a nossa debilidade vai comprometer a nossa vida. Existem pessoas, já encontrei algumas, que sentem que Deus é um estorvo à sua realização pessoal, porque o seu esforço pessoal não é valorizado. Ao ler os evangelhos, vemos que não é assim. Mas se pensarmos um pouco mais mesmo em termos naturais, verificaremos que quase tudo o que o que nos foi dado apreender foi recebido das pessoas que nos envolve, pais e avós, irmãos, professores, colegas, pensadores que nos deixaram os seus escritos, artistas, jornalistas, museus, galerias de arte, concertos, etc. Não somos uma ilha, vivemos rodeados de pessoas das quais dependemos no nosso desenvolvimento, quanto mais a respeito de Deus. Há incontáveis razões para sermos agradecidos.

Há incontáveis razões para sermos agradecidos.

CULTIVAR A GRATIDÃO. Se nos derem como tarefa preenchermos em duas colunas os nossos pedidos e os motivos pelos quais estamos gratos, invariavelmente, a listagem dos pedidos é maior. O mesmo acontece na oração. Somos muito mais ligeiros a pedir do que a agradecer. Há que cultivar uma atitude de gratidão. Gratos para com Deus, gratos para com a nossa família, gratos para com os nossos irmãos na fé, gratos pelos nossos amigos, colegas e vizinhos. Se temos uma atitude crítica e azeda, se vemos em primeiro lugar os defeitos do que as virtudes, a gratidão vai mirrar. Nós seremos as principais vítimas do azedume ou os primeiros a beneficiar de um espírito grato. Apesar das situações menos boas, há muito na nossa vida para louvarmos a Deus. Para lá do louvor que lhe é devido pelas Suas bênçãos, há a adoração por Quem Ele é. Deus é absolutamente bom. Se repararmos com atenção nas cartas do Novo Testamento, vamos verificar qua antes das chamadas de atenção, há sempre uma referência às virtudes das comunidades às quais são endereçadas as epístolas.

Nós seremos as principais vítimas do azedume ou os primeiros a beneficiar de um espírito grato.

CHEIOS DO ESPÍRITO. A vida segundo a pessoa de Jesus Cristo só é possível através do Espírito, como Ele nos deu exemplo. O modo de nos enchermos continuamente remete-nos para a gratidão, o louvor e a adoração. “O excesso de bebidas alcoólicas produz a embriaguez e conduz à ruína. Pelo contrário, encham-se do Espírito Santo. Que a vossa devoção se exprima através de salmos, hinos e cânticos espirituais, pelos quais louvem o Senhor com o coração. E sempre, por todas as coisas, deem graças a Deus, o Pai, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.” (Efésios 5:18-20 – O Livro)

A vida segundo a pessoa de Jesus Cristo só é possível através do Espírito, como Ele nos deu exemplo.

GRATIDÃO E GENEROSIDADE. Quanto mais formos gratos, tanto mais seremos generosos. A gratidão liberta-nos de nós próprios num movimento centrífugo do Espírito para fora de nós próprios e do nosso umbigo, e para amarmos os outros. Os muros de lamentações podem ser substituídos por espaços de gratidão. Terminamos com três citações bíblicas, porque é dela que recolhemos os melhores incentivos a esta disposição.


Assim, como pessoas escolhidas e separadas para Deus que vos amou, revistam-se de profunda compaixão, amabilidade, humildade, delicadeza e paciência uns com os outros. Se um irmão tiver alguma razão de queixa contra outro, devem perdoar-se mutuamente, tal como também Cristo vos perdoou. E sobretudo deixem que toda a vossa vida seja dirigida pelo amor que é a força capaz de nos unir no caminho da perfeição. E que a paz de Cristo domine os vossos corações, pois foi para isso que foram chamados, a viver como membros de um só corpo. E que haja gratidão em vós. (Colossenses 3:12-15 – O Livro)


Persistam na oração, vigiando numa atitude de gratidão. (Colossenses 4:2 – O Livro)


Não alimentem preocupações seja pelo que for, antes apresentem os vossos cuidados em oração e súplicas perante Deus. Exponham-lhe todas as vossas necessidades, sem esquecer de lhe expressar o vosso agradecimento. Então, a paz de Deus, que ultrapassa tudo o que a mente humana pode naturalmente compreender, conservará o vosso espírito e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. (Filipenses4:6,7 – O Livro)




Samuel R. Pinheiro




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page