top of page
Buscar
  • Foto do escritorsamuelpinheiro3

AMIGOS DE JESUS

E vocês serão meus amigos se fizerem o que vos mando. Já não vos chamo criados, pois estes não acompanham o que faz o patrão. Vocês são meus amigos, e a prova disso é o facto de vos ter revelado tudo o que o Pai me disse. (João 15:14 – O Livro)



Todos podemos ser amigos de Jesus observando o requisito que o próprio apresenta: fazer o que Ele nos manda. Fácil… ler os evangelhos e o Novo Testamento e à sua luz o Velho Testamento e cumprir os Seus mandamentos como podem ser vistos na Sua pessoa, natureza e essência. Esta é a parte que eu mais aprecio. Tudo o que Jesus ensinou pode ser verificado em quem Ele é. Daí decorre que é por aí que o Filho de Deus começa em relação a nós. Fazer o que Jesus manda, é começar pelo princípio, ou seja sermos feitos filhos de Deus, nascer espiritualmente, nascer de novo, ser uma nova criação. É aí que tudo começa. “Mais tarde, veio aquele que é a verdadeira luz para brilhar sobre todo o ser humano. Esteve neste mundo, que foi criado por ele, mas não o conheceram. Veio para o seu povo e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. Bastava confiarem nele como Salvador. Esses nascem de novo, não no corpo nem de geração humana, mas pela vontade de Deus. A Palavra tornou-se homem e viveu aqui na Terra entre nós, cheio de amor e perdão, cheio de verdade. E vimos a sua glória, a glória do Filho único do Pai.” (João 1:10-14 – O Livro). Na primeira entrevista com o religioso Nicodemos, Jesus deixou bem claro ao que veio: “Jesus retorquiu: ‘É realmente como te digo: quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. ’Que queres dizer com isso?’, perguntou Nicodemos. ‘Como pode uma pessoa voltar para o ventre da sua mãe e nascer outra vez?’ Jesus respondeu: ‘É realmente como te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. Os homens só conseguem reproduzir vida humana, mas o Espírito Santo dá vida espiritual. Por isso, não te admires de te ter dito que precisas nascer de novo. Assim como ouves o vento, mas não sabes donde vem nem para onde vai, assim se passa com aquele que é nascido do Espírito.’” (João 3:3-8 – O Livro). A partir daqui estão criadas a condição da natureza e da essência do homem para viver como Jesus manda.

Tudo o que Jesus manda, viveu.

Tudo o que Jesus manda, viveu. Não se trata de mandar aos outros fazer o que não fez. É por isso que o mesmo significa ser Seu imitador como refere o apóstolo Paulo: “Vocês devem seguir o meu exemplo, tal como eu sigo o de Cristo.” (1 Coríntios 11:1 – O Livro). Implica igualmente ligando o primeiro ao segundo ponto que vivemos JESUS: “Eu estou crucificado com Cristo; e apesar de continuar a viver, já não é o meu eu que domina, mas é Cristo que vive em mim. E o resto da minha existência nesta terra é o resultado da fé que eu tenho no Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 19b,20 – O Livro).

Jesus é… Jesus viveu…

Jesus é… Jesus viveu… Jesus morreu e ressuscitou! Jesus viveu pelo que afirmou de Si e pelo que viveu! O Filho de Deus assumiu a morte assumindo que é Deus entre nós e o Homem à imagem e semelhança de Deus. Morreu em coerência com a Sua natureza e a Sua vida. Deu a sua vida por nós, para que nós pudéssemos ser libertos da nossa condição natural, a condição em que nascemos, para morrermos nós também para a vida que não presta, a vida errada que erra o alvo do sentido divino e ressuscitarmos para o propósito e desígnio divinos. E estas palavras antecedem a condição de sermos amigos de Jesus: “Amei-vos como o Pai me amou. Vivam no meu amor. Se guardarem os meus mandamentos estarão a viver no meu amor, assim como eu obedeço ao meu Pai e vivo no seu amor. Disse-vos isto para que possam encher-se da minha alegria. Sim, a vossa taça de alegria transbordará! Mando-vos que se amem uns aos outros como eu vos amei. E é esta a medida: o maior amor é mostrado quando alguém dá a vida pelos seus amigos.” (João 15:9-13 – O Livro).

A bênção da vida em Jesus passa obrigatoriamente pela obediência.

A bênção da vida em Jesus passa obrigatoriamente pela obediência. É este o convite que Ele nos deixa: “Venham a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Levem o meu jugo e aprendam de mim, porque sou brando e humilde, e acharão descanso para as vossas almas; pois só vos imponho cargas suaves e leves.” (Mateus 11:28-30 – O Livro). Só há uma forma de cada um de nós saber se é verdade – experimente! Eu já experimentei e não troco JESUS por ninguém, nem por nada! Não é Jesus e… É só Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador! Só mais uma coisa, quando vivemos como amigos de Jesus, fazemos parte de uma inumerável comunidade!



Samuel R. Pinheiro




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page