top of page
Buscar
  • Foto do escritorsamuelpinheiro3

IRREPREENSÍVEIS PARA A VINDA DE JESUS

Atualizado: 14 de jun. de 2022

“E que o Deus de paz, ele próprio, vos torne puros de uma forma integral. E que todo o vosso ser (espírito, alma e corpo), se mantenha plenamente sem culpa, até ao dia em que o nosso Senhor Jesus Cristo voltar. Deus, que vos chamou, é fiel, e tudo fará por vocês.” (1 Tessalonicenses 5:23,24 – O Livro)




EXCELÊNCIA é o que o nosso Deus e Pai pretende para cada um dos seguidores do Seu Filho, habitados pelo Seu Espírito Santo. Isso fala-me de saúde a partir de dentro para fora. Fala-me de pureza, sem culpa na inteireza do nosso ser – espírito, alma e corpo. Fala-me de integridade, de sermos um todo sem fragmentação. Este é o desígnio espiritual do Criador para nós e que o cumpre num processo contínuo aqui e agora, e o cumprirá em definitivo e em absoluto na nova era que Jesus inaugurará em breve, sendo que só Ele sabe o instante em que ocorrerá.

Isso fala-me de saúde a partir de dentro para fora.

SAÚDE ESPIRITUAL. O problema do homem é, antes de tudo, espiritual. Ou seja, de quem somos, a quem pertencemos, a quem seguimos, em quem confiamos, de quem dependemos, a quem obedecemos, a quem adoramos, louvamos, agradecemos e intercedemos. Em quem está a nossa fé e de quem ela emana. Daí tudo decorre. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus – o Criador! Essa imagem e semelhança foi corrompida e isso é evidente no pior de que somos capazes, embora ainda apresente vislumbres no melhor de que somos capazes. Reconhecemos que a começar pelo rótulo cristão isso tem acontecido ao longo da história e nas várias geografias. Só que não somos chamados a seguir uma instituição, mas uma pessoa – JESUS CRISTO! O único que nunca pecou e que morreu no lugar de todos os pecadores e por todos os pecadores. Não nos cansamos de repetir que conhecemos Deus na Sua pessoa, como também Nele conhecemos o Homem que podemos ser. A saúde espiritual jorra de Jesus – vida com abundância, paz como o mundo não pode dar, rios de água viva jorrando de dentro pelo Espírito Santo, fé, esperança, amor, graça, misericórdia, compaixão, perdão, serviço, humildade, mansidão! A questão espiritual está no que somos, por isso Jesus disse a Nicodemos, um religioso irrepreensível, que necessitava de nascer de novo para ver o reino de Deus; e Paulo, outro religioso judeu do mesmo jaez, escreveu de sermos nova criação. É disso mesmo que se trata! De uma criação que estragámos, para uma regeneração. “Se alguém está ligado a Cristo transforma-se numa nova criatura; as coisas antigas passaram; tudo nele se fez novo!” (2 Coríntios 5:17 – O Livro).

Não nos cansamos de repetir que conhecemos Deus na Sua pessoa, como também Nele conhecemos o Homem que podemos ser.

SAÚDE MENTAL. Pensar os pensamentos de Deus. Ter a mente de Cristo. Pensar cada realidade e o seu todo pela revelação que Deus nos dá do Génesis ao Apocalipse, à luz da pessoa de Jesus Cristo, do Seu ensino, vida, morte e ressurreição, das Suas atitudes – do Seu SER! “EU SOU o pão da vida” disse Jesus em João 6:34. “EU SOU a luz do mundo” disse Jesus em João 8:12. “EU SOU a porta das ovelhas” disse Jesus em João 10:9. “EU SOU o Bom Pastor” disse Jesus em João 10:11. “EU SOU a ressurreição e a vida” disse Jesus em João 11:25. “EU SOU o caminho, a verdade e a vida” disse Jesus em João 14:6. “EU SOU a videira verdadeira” disse Jesus em João 15:1. Tendo falado dos Seus seguidores como sal e luz do mundo (Mateus 5:13-16).


SAÚDE EMOCIONAL. Sentir como Deus sente, sensíveis ao Espírito Santo que passa a habitar em nós quando recebemos Jesus.


Ter a mente de Cristo.

SAÚDE FÍSICA. Deus é Deus de milagres. Jesus curou enfermos quando da Sua passagem entre nós. Mas o corpo está sujeito à degradação, ao envelhecimento, à morte. No entanto aguardamos um corpo glorificado. Uma parte substancial da saúde do corpo decorre da saúde espiritual, mental e emocional, e da observância dos princípios de cuidarmos do corpo entendido como templo.


SAÚDE RELACIONAL. Não somos uma ilha, viver numa bolha produz transtornos. Jesus instituiu a Igreja e é o seu fundamento e arquiteto. Somos salvos para vivermos em comunidade, amparando-nos mutuamente.


Terminamos com uma citação do livro O Profeta Pródigo, de Timothy Keller: “Não podemos tratar o nosso corpo com pouco caso e ainda esperar ter boa saúde. Não podemos tratar as pessoas com indiferença e esperar manter a amizade delas. Não podemos todos colocar nossos interesses egoístas à frente do bem comum e ainda ter uma sociedade funcional. Se violarmos o desígnio e propósito das coisas – se pecarmos contra nosso corpo, nossos relacionamentos ou a sociedade –, eles nos atacarão de volta. Há consequências.” (Vida Nova; São Paulo: 2019; p. 30).




Samuel R. Pinheiro



16 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page