top of page
Buscar
  • Foto do escritorsamuelpinheiro3

LIVRA-NOS DO MAL

O nosso título é extraído do Pai Nosso, a oração que Jesus ensinou aos Seus discípulos. Ela contínua bem atual. Olhemos para dentro de nós e à nossa volta, e vamos constatar em humildade como precisamos desse livramento diariamente, em cada circunstância e situação. Mais importante do que termos uma explicação filosófica ou teológica para o problema do mal, é que cada um de nós seja livre dele, e assim sejamos portadores do bem que Deus quer que sejamos e para o qual nos criou, tendo-nos criado para Ele mesmo, que é todo bom, e pelo Seu amor perdoados, declarados justos, e feitos filhos de Deus por JESUS! Da mesma forma como não adianta a ajuda de uma vassoura para expulsar as trevas e basta acender uma pequena luz, ou abrir uma janela quando o sol brilha, também Deus na nossa vida é essa luz que nos torna luzes. Essas luzes afastam o mal.



LIVRA-NOS DO MAL QUE EXISTE EM NÓS. Na questão do mal temos de começar por nós mesmos. Nós fazemos parte da equação, e há que começar por assumir a nossa debilidade e a nossa responsabilidade. Como lamenta o profeta Jeremias: “Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados.” (Lamentações 3:39 – JFA).


LIVRA-NOS DO MAL À NOSSA VOLTA. O mal que nos procura seduzir em forma de vingança, retaliação, justiça própria, comiseração, inveja, concorrência, e todos os disfarces que usa como justificação. Livra-nos de sermos presas das armadilhas que são colocadas no nosso caminho, nos nossos relacionamentos e que nos ameaçam. Deus és a nossa defesa e a nossa justiça. Assim cantava o salmista: “Poderão cair mil pessoas à tua volta; dez mil podem ser abatidas ao teu lado, mas tu não serás atingido. Não terás mais do que olhar e refletir na forma como os maus são castigados.” (Salmo 91:7,8 – O Livro)

Livra-nos de sermos presas das armadilhas que são colocadas no nosso caminho, nos nossos relacionamentos e que nos ameaçam.

LIVRA-NOS DO MAL SISTÉMICO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. A Bíblia trata-o por mundo, o sistema instaurado do mal ao qual se opõe o reino de Deus. Esse reino cujo soberano é o Senhor Todo-Poderoso e cujos súbditos são os seguidores-servos de Jesus e caminhantes no caminho. O mal que atravessa os milénios, que estende as suas raízes e cria e produz impérios geradores de morte, injustiça, guerras, genocídios, racismo, xenofobia, extermínios como foi o caso da Alemanha de Hitler, da cortina de ferro da União Soviética, do império dos czares, da cortina comunista de bambu chinesa, e hoje está diante dos nossos olhos na invasão da Ucrânia pela Rússia.


LIVRA-NOS DO MAL DOS DEMÓNIOS QUE SÃO SEUS AGENTES. Na natureza tenebrosa feita de trevas, de maldade: o diabo e os seus anjos que antes do homem se rebelaram contra Deus e para os quais foi criado o inferno, que possuem ou dominem homens e mulheres, e dos quais só o nome de JESUS pode libertar, como nos é principalmente apresentado de modo concreto e objetivo, nos evangelhos e no livro histórico dos Atos que narra os primórdios da igreja.

Todo o Pai-Nosso está interligado a este tema – LIVRA-NOS DO MAL.

Todo o Pai-Nosso está interligado a este tema – LIVRA-NOS DO MAL: O Pai é nosso, não é feudo de alguns poucos, de uma elite, mas de todos os que recebem a JESUS. Que estás nos Céus, muito acima de todos os pretensos senhores, donos disto tudo; o que torna possível que a Sua vontade seja feita na Terra como no Céu. A santidade do Seu nome passa pelo modo como agimos como Seus filhos e súbditos do Seu reino. O perdão recebido e dado não esquecendo o que Jesus acrescenta depois da oração modelo: “De facto, se perdoarem aos outros as suas ofensas, o vosso Pai celestial também vos perdoará. Mas se não perdoarem aos outros, o vosso Pai também vos não perdoará.” (Mateus 6:14,15 – BPT). O mal é expurgado no processo de receber perdão total e perdoar sem condições. O poder do mal através da falta de perdão, é quebrado quando nos dispomos a perdoar 70x7 como Jesus ensinou. O reino, o poder e a glória são de Deus. Como disse C. S. Lewis: “Deus permitiu o mal para dar cabo dele”.


E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Maligno.

“Pai nosso que estás nos Céus,

Santificado seja o teu nome;

venha o teu reino;

seja feita a tua vontade,

assim na Terra como no Céu.

Dá-nos hoje o pão de que precisamos.

Perdoa-nos as nossas ofensas,

como nós perdoámos aos que nos ofenderam.

E não nos deixes cair em tentação,

mas livra-nos do Maligno, [porque teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Ámen! (Mateus 6:9-13 – BPT).



Samuel R. Pinheiro




5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page