top of page
Buscar
  • Foto do escritorsamuelpinheiro3

QUANDO DE NOITE CONTEMPLO OS CÉUS

A poesia bíblica eleva-nos às alturas da grandeza de Deus que vê nos mínimos pormenores e na vastidão insondável, para nós, do universo.


Um dos salmistas, o rei David, exímio tocador de harpa, cujos acordes na sua juventude traziam tranquilidade ao coração inquieto do seu antecessor Saúl, tem igualmente uma escrita inflamada pelo Espírito Santo. No salmo 8, chama-nos a verificar como o nome do SENHOR é magnífico em toda a terra. Tantas vezes na corrida da vida estamos distraídos de toda a beleza que nos envolve. Algumas vezes são as preocupações que nos roubam essa vista que nos ajudaria a perceber que se Deus providencia para tudo o que está à nossa volta, também cuida de nós.

Tantas vezes na corrida da vida estamos distraídos de toda a beleza que nos envolve.

JESUS chamou a atenção dos discípulos e a de todos nós Seus seguidores para esta realidade: “Portanto, aconselho-vos que não se preocupem com o ter ou não comida suficiente e roupa para vestir. Não é a vida muito mais do que o comer ou o vestir? Olhem os passarinhos: não se preocupam com o alimento, não precisam de semear, nem de colher ou de armazenar comida, pois o vosso Pai celestial é quem os sustenta. E, para ele, vocês têm muito mais valor do que os passarinhos. As vossas preocupações poderão porventura acrescentar um só momento ao tempo da vossa vida? E para quê preocuparem-se com o vestuário? Olhem os lírios do campo que não têm cuidados com isso! Contudo, nem Salomão em toda a sua glória se vestiu tão bem como eles. E se Deus veste a erva do campo, que hoje é viçosa e amanhã é lançada no fogo, não acham que vos dará também o necessário, almas com tão pouca fé? Portanto, não se preocupem com a comida e a roupa para vestir. Os gentios é que se afadigam com estas coisas, mas o vosso Pai celestial sabe perfeitamente que precisam de tudo isso. Deem pois prioridade ao reino de Deus e à sua justiça e ele dar-vos-á todas estas coisas. Não se preocupem com o dia de amanhã. O dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal!” (Mateus 6:25-34 – O Livro). Apenas como curiosidade Jesus aqui refere o filho de David e seu sucessor no trono, Salomão.

"Deem pois prioridade ao reino de Deus e à sua justiça e ele dar-vos-á todas estas coisas."

O poeta bíblico convida-nos a acompanhá-lo a contemplar de noite os céus, obra dos dedos de Deus, a lua e as estrelas. E de toda essa enlevação apresenta uma pergunta diante do Senhor Deus, Criador e Sustentador de todas as coisas: “Que é o homem, para que te preocupes com ele? (…) Apesar disso, fizeste-o um pouco menor do que Deus, e coroaste-o de honra e glória.” Que pergunta e que resposta! Que desígnio e propósito! Ninguém nos dá tanto valor como o Senhor à semelhança do qual fomos criados. Não podíamos aspirar a maior referência. E o salmista ainda só de longe podia vislumbrar pelo Espírito Santo, o que lá ao longe Deus haveria de fazer com a vinda de Jesus ao tornar-nos Seus filhos, a todos os que O recebem. É isso mesmo que somos, e ainda não nos foi revelado o que havemos de ser: “Vejam como o nosso Pai celestial nos ama, a ponto de permitir que sejamos chamados seus filhos! Mas o mundo não compreende que realmente sejamos seus filhos, porque não conhece a Deus. Sim, queridos amigos, agora somos filhos de Deus, mas ainda não foi revelado como haveremos de ser mais tarde. Mas isto sabemos: quando ele vier, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como é. Todo aquele que tem esta esperança procura permanecer puro, tal como Cristo é puro.” (1 João 3:1-3 – O Livro).

Ninguém nos dá tanto valor como o Senhor à semelhança do qual fomos criados.

Ó Senhor, nosso Deus, como é admirável a grandeza

que o teu nome tem sobre toda a Terra!

Estabeleceste o teu esplendor acima dos céus.

Da boca dos pequenos e das criancinhas de peito,

levantaste uma fortaleza, por causa dos teus inimigos,

para fazer calar todo aquele que se opõe a ti.

Quando de noite contemplo os céus

e vejo a obra dos teus dedos,

a Lua e as estrelas que fizeste, pergunto:

Que é o homem,

para que te preocupes com ele?

E quem é o filho do homem,

para que te lembres dele?

Apesar disso, fizeste-o um pouco menor do que Deus,

e coroaste-o de honra e glória.

Deste-lhe domínio sobre aquilo que criaste.

Puseste tudo sob os seus pés:

ovelhas, bois, animais selvagens;

pássaros, peixes e tudo o que tem vida nos mares.

Ó Senhor, nosso Deus,

como é admirável a grandeza

que o teu nome tem sobre toda a Terra!

(Salmo 8 – O Livro)




Samuel R. Pinheiro




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page