top of page
Buscar
  • Foto do escritorsamuelpinheiro3

Verdadeiramente sereis livres

Atualizado: 11 de jan. de 2022

Existem muitas pessoas que pensam que ser livre é fazerem o que lhes dá na "real gana", como o povo costuma dizer.

VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRES


Existem muitas pessoas que pensam que ser livre é fazerem o que lhes dá na “real gana”, como o povo costuma dizer. A pandemia da covid-19 pôs a nu de uma forma muito contundente esta tendência na natureza humana, e quando alguns acordaram já era para eles tarde demais, não tinham possibilidade de voltar atrás na dureza do seu coração, de uma lógica errada, de uma razão intoxicada pela mentira. Demasiado tarde!


Deus criou-nos livres, com vontade própria, mas alertou-nos para as consequências de um exercício errado dessa liberdade – a morte espiritual, emocional, ética e moral, relacional consigo própria, com os outros e com Deus; biológica e de todo o planeta, da natureza, dos ecossistemas. No que diz respeito a este último aspeto durante milénios a humanidade, a ciência, a tecnologia não cogitaram dessa realidade. Agora estamos a acordar mas os interesses instalados e a dormência das comodidades, e do entorpecimento da vontade, o domínio do dinheiro, estão a comprometer o que já podia e devia ter sido feito, e o que é inadiável fazer. Empurrar com a barriga para as gerações futuras é a evidência do egoísmo. Os jornalistas e os cientistas falam do “Apocalipse ao virar da esquina” e “Estamos a enterrarmo-nos”, para lá de outros títulos bombásticos. As fake news, os negacionistas, não alteram a realidade. A morte está instalada desde a queda.


Jesus veio, como Emanuel, Deus está connosco, e mostrou-nos o que é ser verdadeiramente livre: VIVER DE ACORDO COM A VONTADE DO PAI. Não por coação, não por medo, não como robôs ou marionetes. Isso é o que faz a escravidão, resultado da árvore da ciência do bem e do mal de que a mulher e o homem comeram, e ao longo da história a humanidade continuou a comer. Jesus não comeu dessa árvore, mas da Palavra de Deus, que é a Sua palavra, de acordo com a natureza humana segundo o projeto inicial, a essência divina plasmada no homem como imago Deus – imagem e semelhança de Deus.

Jesus veio, como Emanuel, Deus está connosco, e mostrou-nos o que é ser verdadeiramente livre: VIVER DE ACORDO COM A VONTADE DO PAI.

No evangelho João, Jesus declara que conhecermos a verdade liberta-nos. A verdade mostra, com toda a nitidez, o que nos tornámos à revelia do Criador. Verdade é o que traduz a realidade e a realidade em que nos tornámos é feia. Somos uma nódoa do que Deus criou. Mas existe esperança. O evangelho diz-nos que é possível mudar. Todo o determinismo naturalista, materialista, filosófico, científico, religioso, político, é uma mentira fatal como todas as mentiras, e a mãe de todas as mentiras, procedente do pai da mentira e que mente desde sempre – o diabo, os demónios, as potestades do mal.


Mas Jesus não ficou por aí e acrescentou mais adiante que se o Filho, Ele próprio, nos libertar, verdadeiramente seremos livres. Essa operação de libertação é radical, faz de nós pessoas novas, quebra a opressão de todo o género e traz-nos para uma nova natureza orientada pelo Espírito Santo, de acordo com a matriz inicial, ou ainda mais no sentido de sermos feitos filhos de Deus. Isto é o evangelho. Não importa em que condições nascemos, não importa se nascemos em berço de ouro ou num estábulo, se fomos desprezados, insultados, discriminados ou favorecidos. O poder de Deus quebra todos os grilhões, todas as fatalidades, todos os determinismos espirituais ou naturais.

Como ser livre?

Como ser livre? Recebendo Jesus na Sua vida, aprendendo Dele, colocando em prática os Seus ensinos e o Seu exemplo. Mas antes de tudo recebê-lo como Salvador, o que tira o pecado das pessoas que querem mudar com genuíno arrependimento e conversão. O próprio Jesus fala disso como um novo nascimento, um nascimento interior que gera uma nova pessoa, uma nova criatura por uma nova criação. Nascer de Deus! Não pode ser de outra maneira. Não é possível viver o evangelho sem uma mudança radical.


Citamos as palavras do Libertador, que com a Sua própria vida pagou o nosso resgate de toda a escravatura espiritual. O preço já foi pago!

Muitos que o ouviram declarar estas coisas começaram a acreditar que era ele o Cristo. A estes Jesus dizia: “Serão verdadeiramente meus discípulos se viverem obedecendo aos meus ensinos. E conhecerão a verdade e a verdade vos tornará livres.” (João 8:30-32 – O Livro).

Jesus respondeu: “É realmente como vos digo: todo aquele que viva na prática do pecado é um escravo do pecado. E os escravos não pertencem à família. Mas um filho está ligado para sempre à família. Assim, se o Filho vos libertar, ficarão livres, de verdade. (João 8:34-36 – O Livro).


Samuel R. Pinheiro



1 visualização0 comentário

Kommentare


bottom of page