OS EVANGELHOS
Se queremos saber a verdade sobre Jesus Cristo, quem Ele é, a Sua vida entre nós, o Seu ensino, o que falou sobre a história da humanidade e as Suas perspetivas sobre o futuro que nos aguarda, precisamos voltar-nos para o que escreveram os que andaram com Ele e os que no seu tempo recolheram informação fidedigna dos que foram testemunhas oculares de tudo o que aconteceu. O escritor da carta aos Hebreus logo a abrir diz-nos: "Nos tempos antigos, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras aos nossos antepassados pelos profetas. Mas agora, que o fim está perto, falou-nos por meio do seu Filho. Foi por meio dele que Deus criou o Universo e a ele destinou como herança todas as coisas. Ele é o reflexo da glória de Deus e a imagem perfeita da sua pessoa. É ele quem sustenta o Universo pela sua palavra poderosa. Depois de ter purificado os homens dos seus pecados, ele tomou o seu lugar no trono celeste à direita da majestade divina." (Hebreus 1:1-3 - Bíblia Para Todos).
JOÃO
O evangelho de João é o quarto evangelho que nos aparece no início do Novo Testamento. O próprio escritor declara sobre a sua intenção na parte final do livro: "Jesus fez ainda diante dos seus discípulos muitos outros sinais que não vêm neste livro. Estes foram aqui contados para que creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenham vida no seu nome." (João 20:30 - Bíblia Para Todos).
O NOVO TESTAMENTO
A parte da Bíblia escrita depois da presença de Jesus entre nós como parte da humanidade depois das 4 narrativas da Sua vida terrena, apresenta-nos o início e o desenvolvimento da igreja, bem como ensinos para a formação do pensamento e da vivência em Jesus Cristo. Termina com um livro que nos dá uma visão acerca do futuro embora não se esgote aí.
O VELHO TESTAMENTO
O primeiro testamento escrito antes do nascimento de Jesus apresenta-nos a história da humanidade desde a criação, passando pela queda e todos os preparativos para a presença pessoal na forma humana de Deus entre nós. Aí temos a história da salvação e de Deus que não cruza os braços depois da desobediência humana nem lhe volta as costas.